NOTÍCIAS

AMAMENTAÇÃO E ACUPUNTURA
A acupuntura pode ser usada como tratamento complementar justamente por isso: usa de técnicas apenas externas para estimular a produção de leite. Sem efeitos colaterais para a mãe, e nenhuma alteração nas propriedades do leite materno, pode ser muito benéfico para a melhora.


ACUPUNTURA MÉDICA NA PEDIATRIA
Para pacientes pediátricos, a acupuntura possui um trunfo: a falta de contraindicações e reações indesejadas


XXVI Congresso Internacional de Acupuntura
O tema central, “Integrando Racionalidades: ‘Qi’ e Neuromodulação”, visa a articular duas Racionalidades: a Biomédica aplicada à Acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa


PL 5389 | 19 - ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DO CMBA
Os novos desdobramentos do Projeto de Lei 5389 de 2019, que regulamenta a prática da acupuntura no Brasil, serão pauta de uma Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura


ARTIGO | "Acupuntura para imunidade: como o método ativa suas defesas?", por Luciana Pineli
A técnica que utiliza pequenas agulhas ativa pontos estratégicos no corpo para estimular o bom funcionamento do organismo


Acupuntura médica tem vitória contra o Conselho Federal de Nutrição
A acupunturiatria médica conquistou mais uma importante vitória judicial, desta vez contra do Conselho Federal de Nutrição em razão da edição da Resolução n. 681, de 19 de janeiro de 2021, que incluía a prática da acupuntura no rol de procedimentos dos nutricionistas.


[ARTIGO] O uso da Ventosaterapia no Mundo Moderno
A ventosaterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que surgiu há pelo menos 2 mil anos


NOTÍCIA DE FALECIMENTO
É com profundo pesar que informamos o falecimento do Prof. Dr. Ysao Yamamura, um dos principais pioneiros da acupuntura médica no Brasil


Medicina Tradicional Chinesa (MTC) durante a pandemia
Hoje, considerada como prática integrativa, a acupuntura pode, e deve, ser usada junto à medicina convencional. Trata-se de uma técnica milenar chinesa com baixa incidência de efeitos colaterais e pouquíssimas contraindicações, podendo, portanto, potencialmente diminuir o uso de medicamentos.


Acupuntura nas Sequelas Pós-Covid (Dicas de Mestres)
Não perca o Webinar “Acupuntura nas Sequelas Pós-Covid - Dicas de Mestres”, com o dr. Marcelo Neubauer, dr. Henrique Edgar Sidi e Dr. Agamenon Honorário Silva.


Presidente do CMA participa da cerimônia de entrega de um aparelho de eletroestimulação doado pela instituição ao HDT
O presidente do Colégio Médico de Acupuntura de Goiás, drº Fábio Azevedo participou da cerimônia de entrega de um aparelho de eletroestimulação, doado pelo CMA ao novo consultório especializado em acupuntura inaugurado no dia 20 de outubro no Hospital de Doenças Tropicais (HDT).


Homenagem do CREMEGO aos 25 anos de acupuntura no Brasil
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CREMEGO) parabenizou...


[CONVITE] TDCS NA CLÍNICA MÉDICA - PRINCÍPIOS BÁSICOS
O GEANF tem o prazer de convidar você para um evento preparado com muito carinho. Os Drs. falarão sobre os princípios básicos da Neuromodulação Central.


Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) terá um ambulatório de acupuntura médica
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) terá um ambulatório de acupuntura médica...


Orientação para os médicos acupunturiatras sobre a COVID-19
A importância da higiene das mãos para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde, remonta ao século XIX, quando Semmelweis investigou e publicou extenso trabalho sobre febre puerperal, em uma época onde não se conhecia o mundo microbiológico como causa de doenças. Desde 1847 até a atualidade, o conhecimento sobre a higiene das mãos como principal forma de controle de infecções cresceu absurdamente, sem ter igual repercussão nas práticas diárias na assistência a saúde.


ACUPUNTURA LINGUAL
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o diagnóstico de doenças pelo exame da língua tem papel importante, pois se emprega o mesmo princípio geral no qual a língua reflete a condição de diferentes órgãos.


ACUPUNTURA AUXILIA NA ENXAQUECA
A maioria das pessoas sofre eventualmente de dores de cabeça e considera isso uma situação normal e comum. Contudo, a cefaleia pode se tornar um problema, quando é intensa ou frequente. No caso das crônicas, todas tem uma base neurobiológica, são incapacitantes e diminuem a qualidade de vida.


Auriculoterapia
A auriculoterapia é uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo da especialidade de Acupuntura, oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É um método que conseguiu se popularizou pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes.


Acupuntura ajuda a prevenir e tratar doenças em crianças
Assim como para os adultos, a acupuntura pode ser uma grande aliada para as crianças.


5º Turma do Curso de Especialização em Acupuntura Médica do CMA se destaca na avaliação do Título de Especialista em Acupuntura (TEAC)
É com muito orgulho que noticiamos que a 5º Turma do Curso de Especialização em Acupuntura Médica do CMA Goiás obteve, ontem (20), quase 100% de aprovação na avaliação do Título de Especialista em Acupuntura (TEAC). A prova foi aplicada no Congresso Brasileiro de Acupuntura em Fortaleza (CE). Este é o título – concedido Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) e a Associação Médica Brasileira (AMB) – que comprova que o médico tem a qualificação necessária para atuar profissionalmente na especialidade.


Os benefícios da eletroacupuntura
Você já ouviu falar da eletroacupuntura? É uma técnica bastante semelhante a acupuntura tradicional, onde as agulhas são inseridas em pontos específicos ao longo do corpo. A diferença é que o médico conecta as agulhas a um dispositivo que gera impulsos elétricos contínuos, ajudando muito em síndromes de dor crônicas.


Acupuntura na terceira idade
Ter longevidade com saúde é um sonho de todos nós. Felizmente, a medicina chinesa – com seus quase cinco mil anos – tem muito a oferecer para tornar isso realidade. Suas técnicas têm o poder de equilibrar sistemas em desarmonia, provocada por emoções como tristeza, angústia, estresse, solidão e abandono. Mas especialmente a acupuntura, e suas técnicas complementares, têm muito mais a proporcionar à terceira idade.


Acupuntura alivia sintomas da rinite
Você sabia que a Acupunturiatria pode ajudar a curar, ou amenizar, até alergias? Uma pesquisa realizada pelo Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, provou que pacientes que eram tratados pela acupuntura apresentaram melhorias significativas no seu quadro alérgico. Após 12 sessões, os sintomas da rinite como coriza, espirros e coceiras eram muito inferiores aos pacientes que receberam o tratamento “placebo”.


Diga não à banalização da Acupuntura!
Dia 29 fomos à Brasília lutar pelo que o Colégio Médico de Acupuntura de Goiás acredita ser o correto: a manutenção do entendimento da lei de que a Acupuntura no Brasil deve ser realizada exclusivamente por médicos, odontólogos e médicos veterinários, cada um na sua área de atuação.


ACUPUNTURA LINGUAL E SEUS BENEFÍCIOS
A língua é uma forma rara de acupuntura na medicina tradicional chinesa (MTC). Uma pesquisa realizada por uma equipe de pesquisadores liderada por Sun JG, identificou 40 pontos de acupuntura na língua que correspondem diretamente aos órgãos internos e partes do corpo.


ACUPUNTURA PODE AUXILAR NOS SINTOMAS DA MENOPAUSA
Muitas mulheres não sabem, mas a acupuntura pode ser uma grande aliada no tratamento dos sintomas da menopausa. Ondas de calor, sudorese, alterações de humor, distúrbios do sono, mulheres de meia-idade sabem bem o que significa iniciar o delicado processo da menopausa.


ACUPUNTURA PARA ANIMAIS
A maioria das pessoas já sabem que a acupuntura é uma excelente alternativa para tratamento de doenças, controle da ansiedade, estresse, alterações hormonais, etc, mas muitos não sabem que os animais também podem ser beneficiados pela técnica milenar.


ACUPUNTURA CONTRA A OBESIDADE
A obesidade atualmente é um assunto constante nas conversas familiares, nas rodas de amigos e mesmo no ambiente de trabalho. Cada vez mais pessoas aumentam as estatísticas de sobrepeso e, o que é pior, as crianças também entram nesse cenário cada vez mais cedo.


ACUPUNTURA PODE AUXILIAR NOS SINTOMAS DA MENOPAUSA
Ondas de calor, sudorese, alterações de humor, distúrbios do sono: mulheres de meia-idade sabem bem o que significa iniciar o delicado processo da menopausa. Para muitas mulheres a menopausa não é assim tão trágica, para muitas outras estes sintomas super irritantes podem se tornar a principal causa do mau humor delas.


BEBÊS E CRIANÇAS TAMBÉM PODEM SER BENEFICIADOS PELA ACUPUNTURA
Muitas pessoas não sabem, mas a acupuntura também pode ser usada em bebês e crianças. Apesar de ser encarada por muitas pessoas como uma terapia alternativa, a técnica é reconhecida no Brasil como uma especialidade médica, aplicada com sucesso em áreas como pediatria, ortopedia e ginecologia.


ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DA ACUPUNTURA NO ALÍVIO DO ESTRESSE
Cada ponto utilizado na acupuntura corresponde a uma região específica do cérebro, assim o método mexe com neurotransmissores responsáveis por sintomas do estresse, como ansiedade, irritabilidade, apatia, depressão, sono perturbado, libido reduzida, hipersensibilidade emocional, entre várias outras coisas.


TERAPIA MILENAR AUXILIA SISTEMA DIGESTIVO
Do conjunto de órgãos que compõem o nosso sistema digestivo, dois deles assumem a dianteira em importância – o estômago e os intestinos. Seu bom funcionamento dita boa parte da nossa saúde e do nosso bem-estar.


ACUPUNTURA É UMA OPÇÃO DE TRATAMENTO DE DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA
Poucas pessoas podem dizer que nunca sofreram com uma dor de cabeça. Algumas cefaleias, inclusive, chegam nas horas mais inapropriadas e podem comprometer o dia a dia, condicionando-os constantemente a tomar medicações e se ausentar da rotina. Nesses casos, a acupuntura pode ser a resposta para obter melhor qualidade de vida.


ACUPUNTURA AUXILIA NO ALÍVIO DOS SINTOMAS DURANTE A QUIMIOTERAPIA
A acupuntura pode auxiliar muito no tratamento de um paciente acometido pelo câncer. Estudos mais recentes têm comprovado que a técnica pode ajudar a modular o sistema imunológico.


ACUPUNTURA PODE AUXILIAR NA PERDA DE PESO
Quem diria que a acupuntura, técnica chinesa criada há cerca de 5 mil anos, poderia ajudar quem se sente acima do peso a ficar de bem com o espelho? Isso é possível graças à auriculopuntura. Essa técnica milenar consiste em dar leves picadinhas na orelha da paciente.


TRATAMENTO DE LESÕES ESPORTIVAS COM ACUPUNTURA
Atualmente as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância da atividade física para manter a saúde do corpo e da mente. Porém, o aumento da prática também provoca um aumento considerável nas incidências de lesões, que podem ocorrer por falta de preparação física e orientação.


ATIVIDADES FÍSICAS E ACUPUNTURA SÃO GRANDES ALIADAS
Quem pratica atividade física sabe que sempre há o risco de se lesionar e, por isso, trabalhar na prevenção dessas lesões é o melhor remédio. E uma das ferramentas que ajuda a minimizar esse risco é a acupuntura.


ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE
A endometriose é uma doença cada vez mais frequente na vida das mulheres no mundo todo. De uns tempos para cá, a acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa vêm contribuindo muito na compreensão e no auxílio ao tratamento. Cada vez mais, temos utilizado o tratamento conjunto de acupuntura e o tratamento habitual com respostas mais favoráveis, inclusive nos casos que não respondem de forma adequada ao tratamento convencional.


ACUPUNTURA NA GRAVIDEZ
Durante a gestação ocorrem diferentes mudanças no corpo da mulher tanto de ordem emocional quanto física. Para que ela consiga ter uma gestação tranquila e saudável, é necessário o acompanhamento de diferentes profissionais de saúde, como médico obstetra e nutricionista.


PRÁTICA DA ACUPUNTURA NO BRASIL
O exercício da acupuntura é de natureza multiprofissional, uma vez que tanto a legislação brasileira quanto a legislação da China – seu berço de origem e local de maior prática no mundo – consideram ser legalmente permitido somente a três profissionais seu exercício: médicos, médicos veterinários e cirurgiões-dentistas, cada qual em sua área legal de competência e atuação.


ESTADO DA ARTE DA ACUPUNTURA EM GOIÁS
Acupuntura é parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e vem sendo praticada na China há mais de 3000 anos. Além do sentido restrito de “agulhamento”, Acupuntura é um conjunto de conhecimentos médicos, sobretudo neuro-imuno-endócrinos, que conduzem a um tratamento clínico, por procedimentos, em zonas neurorreativas, para produzir neuromodulação gerando hipoalgesia e supressão de informações sensoriais, normalização de funções orgânicas e modulação imunitária.


ESCLARECIMENTO QUANTO AO EXERCÍCIO DA ACUPUNTURA
O Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura – CMBA, vem esclarecer que o exercício desta especialidade é de natureza multiprofissional, uma vez que tanto a legislação brasileira quanto a legislação da China – seu berço de origem e local de maior prática no mundo – consideram ser legalmente permitido somente a três profissionais seu exercício: médicos, médicos veterinários e cirurgiões-dentistas, cada qual em sua área legal de competência e atuação.


ENTREVISTA COM JOÃO PAULO BITTAR
A acupuntura é um método terapêutico utilizado na medicina tradicional chinesa há mais de 3000 anos. Diferente de muitos procedimentos utilizados na antiguidade que caíram em desuso, a acupuntura nunca deixou de ser praticada e atualmente é um dos tratamentos mais populares em todo mundo.


ENTENDENDO A OSTEOPOROSE
Em meio aos avanços da medicina moderna em pleno século XXI, as estatísticas mostram que a população acima dos 60 anos vem crescendo cada vez mais.